Cada leitura, uma interpretação: o que Torto Arado tem de mágico

Ao fechar a última página do premiado livro Torto Arado, do escritor e professor baiano Itamar Vieira Jr., o leitor tem a sensação de que abandonou aquelas figuras em algum lugar do seu passado. Que conviveu com elas, que as viu em alguma beira de estrada e não sabe como isso aconteceu. A magia que se espraia pela obra inteira lembra as chuvas que tornavam a região da Água Negra uma bênção, entre pobrezas, encantados, gente simples e um mago com o curioso nome de Zeca Chapéu Grande.

Belonísia e Bibiana, protagonistas do romance, são a síntese de um Brasil que existe e que é maior do que muitos ditos estudiosos teimam em apagar das suas análises e das configurações de um país que não sabe ao certo como ainda está de pé. E, nesse sentido, Torto Arado faz o leitor ter a impressão de acabou de criar aquilo tudo que saiu da cabeça do escritor e contista. Trata-se, na verdade, da capacidade do livro de gerar interpretações que caberiam no ditado popular “Cada cabeça, uma sentença”, mas de forma diversa.

Pelas línguas e linguagens das meninas, que Vieira Jr. conduz numa linha que mistura realismo fantástico e a dura realidade, você não sabe quem fala por quem e quem não tem a mínima condição se de expressar – numa alegoria dos trabalhadores sofridos do campo, das populações ribeirinhas e dos pobres de um modo geral. Os recheios dessa narrativa trazem as figuras do capataz, das famílias abastadas distantes do mundo rural, mas “donas da terra”, e o despertar da consciência de classe a partir de uma improvável criatura.

Tudo tem cheiro de vida e morte, de árvores, de rios, de matas, de punhal, de sangue, de lutas, de mulheres fortes, de homens que olham o mundo de maneira ampla e com alto grau de autonomia no romance construído, seguramente, com traços da experiência do autor. Com um diferencial: ninguém ali precisa de ninguém para ser o que é. A vida corre igual a um rio, “um rio de sangue”, como um dos capítulos fortes da trama.

Enfim, abra o livro e leia. E você será mais um a ser fisgado por esse universo mágico e simples de Torto Arado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s