A dependência química em Piu-Piu e Frajola

Cena de Piu-Piu e Frajola/ Série Looney Tunes, da Warner Bros./ Reprodução

Os desenhos animados divertem, mas nem sempre são mero entretenimento. Temáticas que misturam questões do universo adulto, deboche, agruras familiares, o ‘politicamente incorreto’, o modo de vida americano e expõem desvios de conduta de toda ordem estão presentes em muitas produções há vários anos. É possível listar alguns nessa linha que cativaram o público nas últimas décadas, com destaque para Os Simpsons, South Park, Uma Família da Pesada, BoJack Horseman e American Dad.

Todavia, quem se acostumou ao universo das perseguições intermináveis de Piu-Piu e Frajola talvez nem tenha se tocado que, anos atrás, um episódio do desenho do estúdio Warner Bros foi pioneiro no debate de um problema que atinge gente grande no mundo inteiro: a dependência química – no caso a dos gatos pelos passarinhos.

Em Birds Anonymous (Passarólicos Anônimos na versão em português), Frajola é convencido a tentar se livrar do ‘vício’ frequentando o que seria um dos nossos grupos de Alcoólicos Anônimos (ou equivalentes no suporte ao tratamento da dependência química). Veja abaixo o principal trecho, com dublagem em português.

Entre a sátira e o pitoresco, gatos se encontram num beco para dar depoimentos sobre as perdas anteriores às reuniões do ‘AA felino’ e as mudanças que experimentaram após o ingresso no mundo dos abstêmios. Com direito a estranhezas do passarinho em relação ao seu predador, dado como louco por ter ficado bonzinho.

A lição que fica é a possibilidade de abordagem de temas diversos no mundo da animação. No caso específico, que ninguém é de ferro em matéria de desejos e controles. Assistam e divirtam-se!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s