A capacidade inventiva do grupo Above & Beyond

Experimente buscar na memória quando você ouviu o som do grupo inglês Above & Beyond. Provavelmente terá dificuldades, embora a formação musical deles – dedicada à Trance Music – esteja na estrada há pelo menos 21 anos. E essa característica de transitar entre diferentes momentos da música eletrônica, com originalidade e refinamento, faz da banda um sucesso garantido em vários lugares do mundo por onde passou até hoje.

Olhando apenas o vídeo que ilustra este texto, pode-se ter a impressão de estar diante de músicos sisudos, voltados para a produção de um som orquestral, com duetos e sonoridade de arrepiar. E, noutro momento, a apresentação deles é baseada em sua formação original, que é de DJs experimentados, com passagens por grandes centros de dance e eletrônico da Europa, tais como Londres, Berlim, Paris ou Praga.

Quem tiver curiosidade sobre a carreira de DJs do Above & Beyond, vários vídeos postados no canal deles no Youtube mostram passeios de barco dos músicos líderes da banda por rios de cidades europeias exibindo um vigor e um balanço que atrai milhares de curiosos e admiradores ao longo da ‘viagem musical’.

O som deles, de fato, tem uma aura de catedral, com a pegada rítmica que começa lenta e vai subindo progressivamente, em produções autorais que lembram clássicos de figuras como Enya, Jean-Michel Jarre ou da canadense Loreena McKennitt, dentre outros que utilizam elementos como harpas, pianos, sopros e vocais sofisticados em suas criações. E, ao mesmo tempo, são os senhores DJs de outrora – pulando e dançando – com suas roupas ‘normais’ em festas ou barcos.

Traduzindo: um som que prende quem gosta de viagens entre a New Age e as batidas eletrônicas mais dançantes. É colocar para rodar e sentir o clima do grupo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s