Os Beatles renascem como ‘Os Britos’ no universo mágico do teatro musical

A reunião de músicos talentosos, uma história regional saborosa e uma das bandas mais marcantes do rock mundial deram origem ao espetáculo Beatles Cordel, em cartaz no circuito Sesi (ver agenda) em alguns lugares do Brasil desde a retomada de atividades culturais presenciais. O projeto, idealizado e escrito pelo músico paulista Rafael Beibi, usa a figura do matuto Seu Quité para viajar pelo universo mágico do cordel, das músicas do quarteto de Liverpool e refazer as batidas que todo mundo conhece.

A teatralidade e a música costuram um cenário que une a força sonora dos Beatles – aqui rebatizados pelo personagem principal como Os Britos – com um diálogo inteligente e um punhado de recordações de uma pessoa simples que acabara de descobrir aquele “forró cantado em estrangeiro”. Sim, a banda transpôs alguns dos principais sucessos da banda inglesa em batidas que passeiam entre xaxado, baião, maracatu e o genérico de tudo isso – que é chamado popularmente de forró.

Com seu radinho de pilha sempre grudado no ouvido, Seu Quité dá outros nomes aos componentes do quarteto e ainda nomeia um sanfoneiro para compor o grupo – com o sugestivo nome de Virgulino. A linguagem mágica do cordel, do começo ao fim da apresentação, cativa a plateia e puxa teias que se misturam com saudades e gestos do personagem central da trama, enquanto o som corre solto. As batidas impressionam pela qualidade musical e se complementam com o figurino e cenário perfeitos.

O trabalho musical e teatral do espetáculo Beatles Cordel é ancorado pelo ator Giovani Bruno (Seu Quité) e pela excelente performance dos músicos Matheus Tagliatti, Rafa Virgulino, Alysson Salvador e Guegué Medeiros – além de Rafael Beibi, que canta, toca zabumba e triâgulo, encarnando a simpática figura do John Lennon da Zabumba ou João Heleno.

Abaixo, o grupo publicou uma apresentação na plataforma Youtube para divulgar o espetáculo. Mais detalhes podem ser obtidos no site da banda (clique aqui).

Trata-se. enfim, de um sopro de cultura e de criatividade que mostra o poder transformador das Artes!

8 comentários sobre “Os Beatles renascem como ‘Os Britos’ no universo mágico do teatro musical

  1. Ameiiiiii !!!! Uma verdadeira viagem no mundo mágico do cordel !!!!!!!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Curtir

  2. Eu sou suspeita para falar já que conheço e acompanho o Beatles Cordel desde seu nascimento. Mas que gratificante ver que um espetáculo concebido com tanto carinho e dedicação tem conseguido levar essa magia a quem assiste. Grata pelo seu relato!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s