Uma série de vídeos produzida por mim reúne bastidores da criação dos meus primeiros livros infantis que integram o catálogo da Palhação Azul Editora. Os detalhes incluem a inspiração para o nascimento das obras, a criação da primeira versão de cada texto, as dificuldades para a publicação e os contextos de cada história. Os vídeos estão no ar nas plataformas do autor e da editora no Youtube, no Substack, no Spotify e na Apple Podcasts.

No primeiro dos três episódios publicados, a atração fica por conta de O Saci de Duas Pernas, meu livro de estreia na literatura infantil, cujo texto original foi escrito em 2000, mas que teve a primeira edição impressa somente em 2008, após oito anos rodando por aí com o original, de editora em editora, até tocar o projeto inicial por conta própria. O livro virou uma das referências para trabalhar em sala de aula com temas como bullying, diversidade e respeito às diferenças.

Na segunda parte da série foi a vez do livro Quando os bichos perderam o sono, fruto do isolamento da pandemia, embora o texto tenha nascido bem antes, em 2009 – com ênfase na introdução do tema das mudanças climáticas para o público infantil. A obra ganhou vida quando resolvi fundar o selo Palhação Azul Editora, dona do catálogo das obras que publiquei até aqui.

Depois veio a narrativa sobre a criação da releitura do mais famoso conto de fada de todos os tempos, o clássico Chapeuzinho Vermelho, que ganhou o título de Chapeuzinho Vermelho volta à floresta (2021). Este é um livro mais voltado para o público infanto-juvenil pela abordagem do drama psicológico da personagem, embora sirva bem a todas as faixas etárias para discutir a temática da vingança e frisar os riscos disso na vida real.

A seguir, os vídeos de cada um dos episódios.

O NASCIMENTO DE O SACI DE DUAS PERNAS

DISCUTIR MUDANÇAS CLIMÁTICAS COM CRIANÇAS

RELEITURA DO CLÁSSICO CHAPEUZINHO VERMELHO

Deixe um comentário

Tendência