Um fio contemporâneo em Chapeuzinho Vermelho

Reprodução da capa do meu terceiro livro/Ilustrado por Altemar Domingos

A história de Chapeuzinho Vermelho atravessou os séculos, desde a tradição oral entre os camponeses medievais, até ganhar as versões clássicas que conhecemos nas recontagens escritas e popularizadas por Charles Perrault e pelos Irmãos Grimm – entre o final do século 17 e o começo do século 19. É um conto singular, cuja estrutura foi alterada conforme os narradores, a organização social e os valores de cada época, como ocorreu com a maioria das narrativas que conhecemos como contos de fadas.

Ao abordar a complexidade de uma personagem marcante, optei por direcionar a releitura da história para aspectos comportamentais, ao mesmo tempo em que dialogo com temáticas contemporâneas como as mudanças climáticas e a conservação ambiental. Trago à tona um possível trauma da menina de capuz vermelho – no confronto interior com seu passado no episódio da vovó, do lobo e do caçador – enquanto conduzo sua figura para uma vingança que iria muito além da ‘matança’ do animal que simboliza sua dor. Faço isso utilizando elementos que embutem consequências dessa e de outras atitudes de Chapeuzinho na vida adulta.

Trata-se de um exercício que busca equilibrar os temores de todos nós com traumas e marcas do passado e as formas que utilizamos no seu enfrentamento. Por isso fiz questão de introduzir referências a acontecimentos da pandemia surgida em princípios de 2020, que nos colocaram em risco permanente, diante da incerteza de como, quando e de que forma poderão advir futuros eventos dessa natureza.

Também proponho, nas entrelinhas, uma reflexão sobre a construção de boas relações com os demais seres, o despertar da consciência cidadã desde cedo e a inspiração em fatos, personagens e histórias que apontem para um mundo mais humano e solidário.

Este livro surgiu na pandemia como um fio de esperança nessa linha.

PRÉ-VENDA DO LIVRO – A partir desta data e durante alguns dias, o livro entra em pré-venda, o que garante a reserva de exemplares àqueles leitores que adquirirem a obra pelo site da Palhação Azul Editora. Para comprar, basta seguinte os passos clicando no seguinte link – COMPRAR LIVRO.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s