OUTRAS PUBLICAÇÕES

Aqui são postados artigos e publicações anteriores a este site, com destaque para matérias relativas aos lançamentos já realizados dos livros, além de comentários e reflexões que postei ao longo dos últimos anos.

MUNDO DE LOBATO

Em dezembro de 2020 o conto “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato, completou 100 anos. A história deu origem à série Sítio do Picapau Amarelo. As aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde, Dona Benta,Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, do Saci e de tantas criaturas fantásticas foram escritas entre 1920 e 1947.

Aprender com o que interessa aos pequenos

   

Por Djair Galvão – 20/12/2005

Educadores, pais e todos aqueles que lidam com o universo infantil, no mínimo suspeitam que uma revolução linguística se processa na garotada de alguns anos para cá. Não precisa ser estudioso do assunto para perceber que um conjunto de nomes estranhos foi incorporado ao vocabulário deles – os exemplos vão desde o clássico mundo de Harry Potter aos robôs montados com peças Lego do desenho Bionicle. Claro que a fantástica saga criada por J.R.R. Tolkien, da célebre trilogia O Senhor dos Anéis, não ficaria fora dessa sequência de expansão linguística que há anos está a caminho em nossas casas, nas escolas e no mundo infantil e adolescente.

    Quem vê nessa verdadeira invasão linguística um problema ou algum tipo de atraso, está realmente perdendo uma oportunidade de entender como o processo pedagógico pode se apropriar dessa ferramenta – a expansão vocabular – para aumentar o interesse dos pequenos pelo aprendizado. Aliás, qualquer pessoa minimamente familiarizada com os processos de ensino e aprendizagem sabe que se aprende aquilo que interessa. Não é à toa que encontramos no Brasil pessoas com larga carga de conhecimentos sobre futebol – uns dissertam longamente sobre times, jogadores e gols ocorridos há anos. O que interessa, sabemos, fica.

Portanto, se o seu filho anda falando demais em elfos, hobits, dragões, escolas de magia, vassouras Nimbus, mutantes como os da saga X-Men e tantos outros, não estranhe. O ideal é se aproximar desse mundo e teremos à mão uma chance de utilizar esse linguajar para aumentar o interesse deles por outras linguagens, as mais tradicionais dos livros e dicionários.

    Vakama, Makuta, Toa Hordika, Nokama, Matau, Metro Nui e tantos outros que compõem o universo do desenho futurista de Bionicle fazem companhia a nomes como Hogwarts, Azkaban, Pedra Filosofal, Valdemort e, claro, os Potter e seus amigos.

Aprender esses e outros nomes é importante para ter o que conversar com eles, além de ser uma oportunidade de abrir caminhos para aumentar o interesse deles por coisas que farão parte das suas vidas de adultos.

    Afinal, a ideia de que as crianças aprendem brincando não foi mera teoria que os especialistas em educação vêm repetindo há décadas. E vale lembrar que quem tem alguma ligação com a educação e o conhecimento não deve fazer de conta que não tem mais o que aprender. Quem leciona tem obrigação, sim, de se inteirar desse mundo que não tem volta, pode nunca ir parar nos livros didáticos, mas que já está na cabeça deles há tempos.

LIVROS NA MÍDIA E LANÇAMENTOS

1. Bariri (SP) recebe autor com projeto sobre inclusão utilizando o livro

Site do município destaca visita do autor de O Saci de Duas Pernas. Livro serviu de suporte a projeto que discute inclusão na escola. Veja a matéria AQUI.

2. Votuporanga (SP) usa O Saci de Duas Pernas com o “Escritor na Escola”

Portal Votunews, de Votuporanga, destaca ação da Secretaria de Educação do Município, que adotou o livro O Saci de Duas Pernas para integrar leitura e visita do autor. Clique AQUI.

3. Resende (RJ) adota livro do autor para valorização de pessoas com deficiência

Prefeitura de Resende, no sul fluminense, adotou o livro O Saci de Duas Pernas em ação que reuniu mais de 300 professores em palestra com presença do autor. Evento ocorreu na Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência. Veja notícia no portal do município clicando neste LINK.

4. Escritor é entrevistado pela equipe do Portal Inclusive

Uma entrevista concedida pelo escritor Djair Galvão ao Portal Inclusive, com matérias voltadas à temática da inclusão. Leia AQUI a entrevista postada no portal deles.

5. Dois artigos do escritor na edição on-line da Revista Pais & Filhos

Leia o primeiro artigo AQUI. E o segundo artigo clicando neste LINK.

6. Lançamento do livro é destaque em portal do RN

O portal NoMinuto, de Natal (RN), destacou o lançamento do livro O Saci de Duas Pernas na capital potiguar. Veja a notícia CLICANDO AQUI.

7. Livro é citado em sentença de juíza do TRT-DF

Trecho do livro O Saci de Duas Pernas integrou sentença prolatada por uma juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal. A informação é do portal JusBrasil. Veja AQUI.

8. Sobre o ancestral indígena do Saci

Matéria de 2008 que publiquei no blog da Editora Palhação Azul fala da ancestralidade indígena do Saci, principal personagem do meu livro O Saci de Duas Pernas. Veja AQUI como era o Saci Indígena.

ACESSE PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES

Vídeo apresenta meus três livros infantis

Uma rápida apresentação dos livros O Saci de Duas Pernas, Quando os bichos perderam o sono e Chapeuzinho Vermelho volta à floresta, do catálogo da Palhação Azul Editora. São três histórias diferentes que abordam temáticas atuais, com belas ilustrações e reflexões pontuais. O conteúdo está postado no podcast Quem Lê, Quem Escreve, que está hospedado…

Enquanto STF analisa casos contra big techs, sites são denunciados por monitoramento de crianças

Imagem: BURST/Shopty/Reprodução * Conteúdo publicado originalmente no Substack. Clique aqui para seguir. Em meio ao intenso debate no Brasil e no mundo sobre a imposição de regramentos legais às atividades das corporações de internet – as chamadas big techs -, a Organização Não Governamental Human Rights Watch trouxe à tona um escândalo que envolve pelo menos oito…

As big techs devem ser responsabilizadas

Privacidade na internet/Imagem/Reprodução Existe uma zona nebulosa no debate sobre temas que envolvem o uso da internet nos quesitos relativos à privacidade dos usuários e do tratamento dos dados de bilhões de pessoas em poder das chamadas big techs. Intencionalmente, as discussões acerca do papel das corporações responsáveis pelas “redes sociais”, pela nossa vida virtual…

Ninguém leva a sério os conselhos de Lanier?

Jaron Lanier, cientista da computação e ativista – Foto/Reprodução * Conteúdo publicado originalmente no meu perfil no Substack Jaron Lanier é um cientista da computação, músico e, há algum tempo, ativista dos movimentos críticos do uso massivo das ditas “redes sociais” mundo afora. Ele parece estar pregando no deserto desde o lançamento da sua obra Dez Argumentos…

O “Método de Stutz” não é terapia

Psiquiatra norte-americano Phil Stutz/Reprodução/Divulgação * Conteúdo publicado originalmente na plataforma Substack Para receber a newsletter do autor clicar em djairgalvao.substack.com Documentários podem divertir, fazer pensar, aguçar curiosidades e até trazer informações novas ou relevantes para o público, especialmente com a popularização das plataformas de streaming. Um deles, em alta na Netflix, é O Método de Stutz, dirigido…

Sobre a ‘ansiedade informacional’ na era da desinformação

Ninguém talvez discorde que viramos reféns das nossas próprias escolhas no campo da informação. Ao mesmo tempo, vivemos o que os especialistas chamam de ‘era da desinformação’. A aparente contradição entre essas duas coisas é bem menor do que se possa imaginar. Traduzindo: queremos saber sempre mais e ficamos até o pescoço com tanta coisa…

Os pobres e o orçamento, aqui e no resto do mundo

Por Roberto Fontes * De repente, para assombro de boa parte do mundo, um surto de bondade franciscana assolou ricaços de algumas partes do planeta: eles querem pagar mais impostos! Reunidos este mês em Davos, na Suíça, estes senhores disseram candidamente que se dispõem a pagar mais impostos para reduzir a acachapante desigualdade que os…

Francis Wolff e o amor no carrossel da Filosofia

Filósofo, escritor e professor francês Francis Wolff/Divulgação O amor pode significar tantas coisas ao mesmo tempo que parece impossível esse sentimento ser capturado pelo pensamento filosófico. Coube ao filósofo, escritor e professor francês Francis Wolff a ingrata – e saborosa – tarefa de sacolejar os pensamentos ligados às manifestações ditas amorosas com a publicação de…

A magia e a divina comédia humana em Pinóquio de Del Toro

Divulgação/Netflix O cineasta mexicano Guillermo del Toro levou quase uma década e meia para realizar um sonho: reinventar Pinóquio, um boneco de madeira mentiroso que todo mundo conhece a partir da história criada pelo italiano Carlo Collodi. Sua obsessão era dar nova vida ao personagem, um dos mais manjados e populares da literatura infanto-juvenil de…

Carregando…

Ocorreu um erro. Atualize a página e/ou tente novamente.


Siga meu blog

Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.