Aqui são postados artigos e publicações anteriores a este site, com destaque para matérias relativas aos lançamentos já realizados dos livros, além de comentários e reflexões que postei ao longo dos últimos anos.
MUNDO DE LOBATO

Em dezembro de 2020 o conto “A Menina do Narizinho Arrebitado”, de Monteiro Lobato, completou 100 anos. A história deu origem à série Sítio do Picapau Amarelo. As aventuras de Narizinho, Pedrinho, Emília, Visconde, Dona Benta,Tia Nastácia, Tio Barnabé, Cuca, do Saci e de tantas criaturas fantásticas foram escritas entre 1920 e 1947.
Aprender com o que interessa aos pequenos
Por Djair Galvão – 20/12/2005
Educadores, pais e todos aqueles que lidam com o universo infantil, no mínimo suspeitam que uma revolução linguística se processa na garotada de alguns anos para cá. Não precisa ser estudioso do assunto para perceber que um conjunto de nomes estranhos foi incorporado ao vocabulário deles – os exemplos vão desde o clássico mundo de Harry Potter aos robôs montados com peças Lego do desenho Bionicle. Claro que a fantástica saga criada por J.R.R. Tolkien, da célebre trilogia O Senhor dos Anéis, não ficaria fora dessa sequência de expansão linguística que há anos está a caminho em nossas casas, nas escolas e no mundo infantil e adolescente.
Quem vê nessa verdadeira invasão linguística um problema ou algum tipo de atraso, está realmente perdendo uma oportunidade de entender como o processo pedagógico pode se apropriar dessa ferramenta – a expansão vocabular – para aumentar o interesse dos pequenos pelo aprendizado. Aliás, qualquer pessoa minimamente familiarizada com os processos de ensino e aprendizagem sabe que se aprende aquilo que interessa. Não é à toa que encontramos no Brasil pessoas com larga carga de conhecimentos sobre futebol – uns dissertam longamente sobre times, jogadores e gols ocorridos há anos. O que interessa, sabemos, fica.
Portanto, se o seu filho anda falando demais em elfos, hobits, dragões, escolas de magia, vassouras Nimbus, mutantes como os da saga X-Men e tantos outros, não estranhe. O ideal é se aproximar desse mundo e teremos à mão uma chance de utilizar esse linguajar para aumentar o interesse deles por outras linguagens, as mais tradicionais dos livros e dicionários.
Vakama, Makuta, Toa Hordika, Nokama, Matau, Metro Nui e tantos outros que compõem o universo do desenho futurista de Bionicle fazem companhia a nomes como Hogwarts, Azkaban, Pedra Filosofal, Valdemort e, claro, os Potter e seus amigos.
Aprender esses e outros nomes é importante para ter o que conversar com eles, além de ser uma oportunidade de abrir caminhos para aumentar o interesse deles por coisas que farão parte das suas vidas de adultos.
Afinal, a ideia de que as crianças aprendem brincando não foi mera teoria que os especialistas em educação vêm repetindo há décadas. E vale lembrar que quem tem alguma ligação com a educação e o conhecimento não deve fazer de conta que não tem mais o que aprender. Quem leciona tem obrigação, sim, de se inteirar desse mundo que não tem volta, pode nunca ir parar nos livros didáticos, mas que já está na cabeça deles há tempos.
LIVROS NA MÍDIA E LANÇAMENTOS
1. Bariri (SP) recebe autor com projeto sobre inclusão utilizando o livro
Site do município destaca visita do autor de O Saci de Duas Pernas. Livro serviu de suporte a projeto que discute inclusão na escola. Veja a matéria AQUI.
2. Votuporanga (SP) usa O Saci de Duas Pernas com o “Escritor na Escola”
Portal Votunews, de Votuporanga, destaca ação da Secretaria de Educação do Município, que adotou o livro O Saci de Duas Pernas para integrar leitura e visita do autor. Clique AQUI.
3. Resende (RJ) adota livro do autor para valorização de pessoas com deficiência
Prefeitura de Resende, no sul fluminense, adotou o livro O Saci de Duas Pernas em ação que reuniu mais de 300 professores em palestra com presença do autor. Evento ocorreu na Semana de Valorização das Pessoas com Deficiência. Veja notícia no portal do município clicando neste LINK.
4. Escritor é entrevistado pela equipe do Portal Inclusive
Uma entrevista concedida pelo escritor Djair Galvão ao Portal Inclusive, com matérias voltadas à temática da inclusão. Leia AQUI a entrevista postada no portal deles.
5. Dois artigos do escritor na edição on-line da Revista Pais & Filhos
Leia o primeiro artigo AQUI. E o segundo artigo clicando neste LINK.
6. Lançamento do livro é destaque em portal do RN
O portal NoMinuto, de Natal (RN), destacou o lançamento do livro O Saci de Duas Pernas na capital potiguar. Veja a notícia CLICANDO AQUI.
7. Livro é citado em sentença de juíza do TRT-DF
Trecho do livro O Saci de Duas Pernas integrou sentença prolatada por uma juíza do Tribunal Regional do Trabalho do Distrito Federal. A informação é do portal JusBrasil. Veja AQUI.
8. Sobre o ancestral indígena do Saci
Matéria de 2008 que publiquei no blog da Editora Palhação Azul fala da ancestralidade indígena do Saci, principal personagem do meu livro O Saci de Duas Pernas. Veja AQUI como era o Saci Indígena.
ACESSE PUBLICAÇÕES MAIS RECENTES
Siga meu blog
Receba novos conteúdos na sua caixa de entrada.