Animação mostra poder transformador da leitura na vida de uma criança

Animação francesa A Casa dos Contos de Fadas revela a magia da descoberta do código das letras/PrimeVideo

Tudo é mágico na animação francesa A Casa dos Contos de Fadas, dirigida por Dominique Monfery: o lugar para onde a família de Nathaniel se muda com a família após a morte de uma tia, a casa que ela deixou de herança e – o ápice das maravilhas – a fabulosa e misteriosa biblioteca que muda para sempre a vida do menino e da sua irmã.

É na antiga biblioteca da tia de Nathaniel que reside o grande mistério das letras, pois o filme trata exatamente da descoberta que ele faz do código mágico do letramento. A estrutura da película é perfeita, tem cenas hilárias, muita criatividade e momentos de tensão, além de fazer todo mundo torcer para que ele consiga superar uma barreira.

E a tal barreira é o garoto aprender a ler uma “frase mágica” que está na parede da biblioteca. Caso não consiga, as histórias contadas a ele pela tia desaparecerão para sempre. A trama nos leva a rememorar clássicos dos contos de fadas – daí o nome do filme – em situações engraçadas e curiosas: vários personagens saem dos livros, dialogam como humanos e outros vivem uma jornada para ajudar o menino a adquirir confiança e enfrentar vários contratempos.

O clima bucólico do lugar, a dificuldade de “ser humano” entre seres mágicos, o risco de ver as histórias perdidas para sempre e a maneira como o diretor conduziu o final são elementos que encantam adultos e crianças. Sem contar o estilo aquarelado dos desenhos que caracteriza os personagens e a cidadezinha do interior onde tudo acontece.

A história serve, a todo momento, para provocar reflexões sobre o desejo que toda criança tem de aprender a ler desde cedo e quais os entraves que os pequenos enfrentam, além das cobranças dos adultos, o desespero para que chegue logo esse dia e os caminhos para que isso aconteça no tempo certo.

Afinal, não adianta aprender a ler cedo demais se não existirem as condições para que isso transforme a criança num futuro leitor ou leitora. O desejo dos pais e professores que se preocupam com o desenvolvimento integral dos seus filhos e alunos vai muito além de ir todo dia à escola, fazer lições, repetir coisas e depois esquecer tudo.

O fato é que quem lê e ama a leitura entra no universo da magia dos elefantes, sobre os quais existe um ditado conhecido: “Um elefante nunca esquece”. Um leitor bem formado, também não!

O filme está disponível na plataforma de streaming PrimeVideo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s