Esta página contém artigos assinados por convidados e convidadas do autor. Reflexões que ampliam o alcance dos textos assinados pelo mantenedor deste espaço virtual, agregam novas ideias e proporcionam conteúdo qualificado para quem acompanha diariamente as atualizações aqui publicadas.
Os pobres e o orçamento, aqui e no resto do mundo
Por Roberto Fontes
Projetos e mais projetos estão empilhados no Congresso Nacional, propondo a tributação sobre grandes fortunas. O Fisco brasileiro, por suas entidades estaduais e federais, elaborou uma proposta de Reforma Tributária Solidária que ataca a regressividade e propõe, entre outras coisas, aumentar a tributação sobre a renda e o patrimônio. Mas o Congresso é, majoritariamente, formado por milionários. E eles ainda não tiveram a sensibilidade dos bilionários de Davos. Leia o artigo completo aqui.
Anne Frank
Por Belmires Soles Ribeiro
Ninguém dotado de um mínimo de sensibilidade consegue conhecer a história da menina judia Anne Frank sem se comover e se maravilhar com a genialidade daquela mocinha, que permaneceu tão pouco tempo entre nós.
Ela e seus pais moravam na Holanda, numa família de classe média, durante a Segunda Guerra Mundial, quando houve a invasão do país pelas tropas nazistas. Leia o artigo completo aqui.
Publicado em 19/08/2022
O estalo de Vieira
Por Belmires Soles Ribeiro
Abrem-se-lhe, a partir de então, os portais da sabedoria, a desnudar o que antes lhe parecia indecifrável, a facilitar-lhe o entendimento dos mistérios das Humanidades e das Exatas. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 20/02/2022
O livro impresso ainda resiste
Por Jônatas Junqueira de Mello
Ainda que sejam muito tímidas ou inoperantes as políticas públicas atuais em educação, ciência e cultura – vide o negacionismo do governo frente à vacinação contra o Covid e o abismo em que nos metemos em função da “vilanização” da cultura, haja vista, neste caso, o escancarado retrocesso e a inércia principalmente em órgãos como Fundação Palmares, Cinemateca Brasileira e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)[5] –, os pequenos livreiros, esquecidos no tempo, mas hoje de forma heroica, estão a buscar alternativas. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 23/11/2021
Pra não dizer que não falei das flores
Por Marcos Barreto
Precisamos defender uma política estatal que valorize a cultura. No Brasil, já virou lugar comum dizer que a educação é a política pública mais importante do Estado, mas ainda é preciso incorporar a cultura como parte dessa mesma política. É preciso parar de criminalizar as leis de incentivo à cultura porque elas são fundamentais para promover as mais diferentes expressões artísticas, inclusive aquelas que ainda não gozam de um “mercado” caracterizado como tal. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 22/10/2021
Por que ler Zola hoje?
Por Dilson Cruz
Autor de romances, contos, peças de teatro e artigos diversos, Zola tem, de fato, uma extensa produção que se notabilizou sobretudo por Os Rougon-Macquart, série de vinte romances que, como diz o subtítulo, narra a História natural e social de uma família sob o Segundo Império (francês).Nessa obra colossal em todos os sentidos, o autor, fiel a seus princípios, procura mostrar, tal como Euclides da Cunha fazia na mesma época, a influência da raça, do momento e do meio na ação humana. Para tanto, ele mantém a raça e o momento quase inalterados, dado que todas as vinte tramas envolvem membros da família Rougon-Macquart e se passam em um curto período da história francesa: de 1850 a 1870, quando perdurou o Segundo Império francês, que, na verdade, era uma ditadura governada por Napoleão III. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 16/10/2021
“Sempre teremos Paris”
Por Belmires Soles Ribeiro
As recordações de filmes ou de obras literárias, conforme a sua profundidade, e a empatia de quem lê ou assiste, são como memórias de vida a nos acompanhar perpetuamente. Na obra cinematográfica, a imagem; na literatura, as palavras. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 01/10/2021
“Tudo passa sobre a Terra”
Por Belmires Soles Ribeiro
A linda silvícola tabajara vagava pelas matas do Ipu quando capturou o primeiro branco invasor, o português Martin, atingindo-o com uma flechada. Seria a flecha de Cupido? Conduziu-o à presença de seu pai Araquém, pajé da tribo, o qual deliberou que permanecesse retido até sua recuperação e posterior entrega à tribo inimiga potiguara, de quem Martin era aliado. Leia aqui o artigo completo.
Publicado em 10/09/2021
Liberdade à expressão política como fim e meio do Desenvolvimento: função das instituições democráticas
Por Nilton Possati de Jesus
As liberdades políticas amplamente concebidas incluem os direitos civis e estão vinculadas ao poder de determinação popular na seleção de seus representantes e sob quais princípios estes se submetem. Acrescenta-se ainda o direito de fiscalizar e criticar autoridades, liberdade de expressão, liberdade à informação, imprensa livre e opção de escolha multipartidária. Leia o artigo completo aqui.
Publicado em 06/09/2021
Como aprender a ser só?
Por Luciana Xavier Senra
Eu poderia começar esse texto afirmando de uma maneira ainda mais imperativa que o mundo foi abatido, em 2020, pela pandemia de COVID-19. Não deixei de fazê-lo. Sabemos das repercussões até o presente: há vacinas e, igualmente, variantes do vírus que nos obrigam a demandar ainda mais por vacinas. Terceira dose ou dose de reforço. Leia o artigo completo aqui.
Publicado em 04/09/2021
Minha vida daria um romance
Por Belmires Soles Ribeiro
Minha vida daria um romance!“, quantos presunçosos, depois de um longo suspiro e olhar longínquo, pronunciam essa frase, superestimando suas vidas insossas, convictos de serem merecedores da pena de um Hemingway ou, quiçá, de uma produção de Hollywood? Leia o artigo completo aqui.
Publicado em 22/08/2021
Informação e desconhecimento
Por Dilson Cruz
Tornou-se um truísmo de nossos dias afirmar que embora nunca tenha havido tanta informação disponível, poucas vezes na história da humanidade o obscurantismo encontrou tantos adeptos. De fato, trata-se de uma constatação infelizmente banal, mas que nem por isso deixa de ser verdadeira nem por isso nos impede de refletir sobre ela; claro que sem que se tenha a pretensão de exauri-la ou mesmo de examinar com profundidade suas causas. Logo, o que se buscará neste texto é realizar uma reflexão muito modesta sobre essa questão sem perder de vista o difícil momento que atravessamos. Leia o artigo completo aqui.
Publicado em 11/08/2021